Publicada em 07 de novembro de 2025
“Este acordo com a Prefeitura de Porto Alegre irá permitir a expansão do funcionamento do Projeto Justiça Itinerante, fazendo com que os nossos serviços estejam cada vez próximos das comunidades necessitadas, demonstrando também a importância da sintonia institucional aqui no Rio Grande do Sul, com a união do Poder Público em benefício da sociedade”. A manifestação foi do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, durante a assinatura do Termo de Cooperação entre o TJ e a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, para o aperfeiçoamento da prestação de serviços à população. “Este acordo vai garantir a facilitação muito grande no funcionamento do Projeto Justiça Itinerante para a instalação do nosso ônibus nos bairros de difícil acesso. A Prefeitura auxiliará nas questões referentes ao trânsito e o acesso à internet à energia elétrica, além da participação de seus servidores da Guarda Municipal, bem como o pessoal que fará a limpeza dos locais, a fim de que todos tenham um acesso de qualidade à Justiça, dentro deste nosso projeto de integração que prevê a ampliação da entrega dos nossos serviços aos cidadãos”, concluiu o magistrado.
O Prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, por sua vez, enalteceu o trabalho realizado pelo TJ com o ônibus que leva o Projeto Justiça Itinerante às localidades mais necessitadas. “É fundamental esta iniciativa do Poder Judiciário de levar a Justiça às localidades mais carentes e nós queremos ajudar neste empreitada, garantindo as melhores condições possíveis para a operacionalidade das funções exercidas. A medida é relevante, eis que melhora a vida da cidade e dos porto-alegrenses, que podem resolver os seus problemas sem o deslocamento à região central, e também recebem as informações necessárias para o encaminhamento de suas dúvidas”, afirmou ele.
O Gerente do Projeto Judiciário, Juiz-Corregedor Alejandro César Rayo Werlang, destacou que se trata de mais um passo importante da iniciativa, que atualmente estaciona o ônibus, em revezamento, todas as quintas-feiras, na Subprefeitura Extremo-Sul, em Belém Novo, ou na zona norte, no bairro Santa Rosa de Lima. “A nossa ideia é que a partir de agora possamos ter outros pontos para que o nosso ônibus leve os serviços oferecidos. A Prefeitura vai auxiliar na escolha destes locais”, disse ele, que estava representando também a gestora do Projeto Judiciário Solidário, que engloba o Justiça Itinerante, Desembargadora Gisele Anne Vieira Azambuja.
Também prestigiaram a solenidade o 2º Vice-Presidente do TJ, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, a 3ª Vice, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, a Corregedora-Geral da Justiça. Desembargadora Fabianne Breton Baisch, o representante do Conselho de Relações Institucionais, Desembargador Francesco Conti, o Secretário Municipal de Comunicação Social, Luiz Otávio Prates, a Secretária de Governança Cidadã e Desenvolvimento Rural Adjunta, Cíntia Rockembach, além de outros representantes da Prefeitura.
A iniciativa funciona todas as quintas-feiras, das 09 às 15h, no mesmo local, através do ônibus . Os magistrados designados para atuarem no programa terão competência para conciliação, instrução e julgamento das causas judiciais. Estão disponíveis à população serviços como:
Fonte: TJRS
The post TJRS firma parceira com a Prefeitura de Porto Alegre para a expansão do Projeto Justiça Itinerante first appeared on Anoreg RS.
07/11/25
"Este acordo com a Prefeitura de Porto Alegre irá permitir a expansão do funcionamento do Projeto Justiça...
07/11/25
O mutirão de regularização para imóveis adquiridos por meio da extinta Companhia de Habitação do Estado...
07/11/25
O novo episódio do podcast STJ No Seu Dia discute um tema sensível e de grande relevância jurídica: a...
07/11/25
De mutirões de cidadania a regularização fundiária, Cartórios ampliam sua atuação para garantir direitos...
06/11/25
O mutirão de regularização para imóveis adquiridos por meio da extinta Companhia de Habitação do Estado...